Mato Grosso, Ter�a-Feira, 30 de Abril de 2024     
Novo Portal
Etapa estadual da Conae será no início de novembro
Conae 2010
Etapa estadual da Conae será no início de novembro
19/10/2009 10:12:23
por Coordenadoria de Comunicação Social

Em Mato Grosso a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae) será realizada de 3 a 7 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento irá debater as propostas do Estado e escolher 47 delegados para a Conferência Nacional, que irá ocorrer de 28/03 a 01/04 de 2010, em Brasília.

A abertura da Conae está prevista para às 19h, com a formação da mesa de autoridades, seguida de uma conferência magna com o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas Fernandes. Nos demais dias do evento, os delegados eleitos nas 15 etapas intermunicipais vão debater propostas para os seis eixos temáticos da conferência.

Na Conae-MT está prevista a presença de 603 delegados, sendo 303 representantes da Educação Básica; 120 da Educação Profissional e 180 da Educação Superior. Respectivamente, para cada um destes segmentos, para a Conae nacional serão eleitos 22, 10 e 15 representantes.

Na conferência estarão presentes amplos setores da sociedade ligados à área educacional. Dentre estes, gestores públicos e conselheiros da Educação (estaduais e municipais); dirigentes de instituições de ensino, públicas e privadas; trabalhadores da Educação e estudantes, do setor público e privado.

A Conae-MT irá contar com quatro tipos de delegados: I – delegados eleitos, com direito a voz e voto; II – delegados natos, com direito a voz e voto; III – delegados por indicação de segmentos, com direito a voz e voto e IV – observadores, com direito à voz nos Colóquios.

Para a Conae nacional está prevista a participação de mais de dois mil delegados. O evento, porém, deve reunir cerca de 3.500 pessoas, entre a equipe de apoio, jornalistas credenciados e observadores convidados.

Para coordenar todas as etapas locais da Conae, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nomeou uma Comissão organizadora, em dezembro do ano passado. Esta comissão tem a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida, como coordenadora geral e a secretária extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais, Flávia Nogueira, como secretária executiva.

O Fórum Estadual de Educação também criou mecanismos com o objetivo de preparar a Etapa Estadual da Conae. Um deste foi a criação da Comissão Temática de Acompanhamento e Avaliação do Plano Estadual de Educação.

Temáticas- A Conae tem como tema central “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Diretrizes e Estratégias de Ação”. Além disso, a conferência tem seis eixos temáticos: I - Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; II - Papel do Estado na Garantia do Direito à educação: Organização e Regulação da Educação Nacional; III - Qualidade e Avaliação da Educação Nacional; IV - Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação; V - Financiamento da Educação, Gestão Democrática e Fortalecimento Institucional das Escolas e dos Sistemas de Ensino e VI - Justiça Social e Educação: Inclusão, Diversidade e Promoção da Igualdade Social.

A programação integral da Etapa Estadual da Conae pode ser acessada em: http://portal.mec.gov.br/conae/.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada